Arquitetura, história, cultura e gastronomia: descubra o que faz do centro de São Paulo um grande programa

0
49

Parece uma aula de história, mas é a vida real, acessível aos olhos de todos, para todas as idades e vontades. Estamos no Centro de São Paulo. Vamos juntos caminhar pela cidade, conhecer seus lugares e suas histórias.

Reserve um sábado e encontre-se com amigos, namorado(a), colegas, irmãos, pais, tios, primos, com quem você desejar viajar no tempo.

Comece seu caminho cultural chegando ao metrô da Sé – vá de metrô, é mais fácil, mais rápido e você sairá exatamente na lateral da Catedral da Sé. Caminhe até a frente da Catedral, linda, imponente, com suas características góticas, uma riqueza de histórias sem limites.

Entre na Catedral, pare na escadaria, aprecie a bela imagem, desça a praça da Sé, siga pela rua Boa Vista. Em poucos metros, você estará no Pátio do Colégio, local que deu início a essa grande metrópole.

Dizem que São Paulo começou por ali, com grandes nomes envolvidos, como Padre José de Anchieta, Padre Manoel da Nóbrega e participantes do grupo de 13 jesuítas que começaram a catequizar os nativos daquela época.

Seguindo em frente, passe pela entrada do Prédio do Banespa, quase em frente à Ladeira Porto Geral, que dá entrada ao maior centro de comércio da cidade. Um dos símbolos mais famosos de São Paulo, o Prédio do Banespa proporciona uma das vistas mais incríveis da capital. Do alto de seus mais de 160 metros, é possível avistar em 360° a região central e as zonas Norte e Leste da capital, inclusive as torres da Avenida Paulista.

Mais à frente, na mesma calçada, do lado esquerdo da rua Boa vista, você encontrará o famoso Café Girondino, em seu segundo endereço. A decoração lembra os tempos áureos do Centro, com muitos doces e um delicioso café.

Saindo do Café, quase em frente está o Mosteiro de São Bento, onde acontecem missas com canto gregoriano nas manhãs de sábado e domingo. Prepare-se para acordar cedo, pois a missa começa às 6h da manhã! Famosos pelos seus dotes culinários, os beneditinos fazem doces e pães que estão à venda.

Seguindo pelo Viaduto Santa Efigênia, você encontrará a igreja de Santa Efigênia, com sua entrada pequena e sombria. Essa igreja já foi considerada a Catedral de São Paulo.

Seguindo em frente pela Rua Antônio de Godoi, caminhe mais dois quarteirões e chegue até a Rua São João, atravesse e você estará de frente para a famosa Galeria do Rock, onde pode achar CDs, LPs, camisetas e acessórios de rock ou de bandas independentes, estúdios de tatuagem e muita gente que faz parte dessa “galera”, com cabelos coloridos e moicanos. O local dá um toque moderno e rock and roll ao Centro.

Siga pela calçada da Galeria, vire à direita na Rua Conselheiro Crispiniano e esbalde-se em cultura, delicadeza, grandiosidade. Você está no Teatro Municipal de São Paulo, local onde estiveram grandes nomes, grandes obras, nomes como Maria Callas, orquestras como a Sinfônica de São Paulo ou o quarteto de Cordas. Local cheio de história. Observe, namore, tome um café, visite, marque um dia para que seu roteiro termine com um espetáculo lindo nesse local.

Aproveite a diversidade do Centro da cidade. A cultura está por todo lado, em todos os pedaços de São Paulo. Respire cultura!

Antonnyela Vasconcelos é chef de cozinha. Nascida no Piauí, vive em São Paulo há 22 anos. Além da paixão pela comida, é apaixonada pela cultura e suas infinitas possibilidades.

Revista Facebrasil – Edição 51 – 2015
A revista mais lida pelos brasileiros na Flórida