Carro mais rápido do mundo em 2014, Venon GT passa dos 435 km/h

0
62

Por Douver Braga

Atualize o seu Guiness Book, porque temos um novo recordista: o Venom GT, da Hennessey, é o carro mais veloz do mundo, atingindo 435,3 km/h e superando por pouco os 434,39 km/h desenvolvidos pelo Veyron Super Sport, da Bugatti, antigo detentor do recorde.

Para alcançar a marca, o Venom GT apostou na velha (e infalível) regra “mais potência e menos peso”, e contou com a força de um motor twin-turbo V8 7.0 litros, que faz 1.244 bhp, com um peso de apenas 1.244 kg – acertando a combinação mágica de 1 cv/kg. Assim, não bastasse conquistar o recorde mundial de velocidade, a supermáquina levou também o título mundial do Guinness para aceleração, disparando de zero a 300 km/h (186 mph) em apenas 13,63 segundos.

Como nem todo o segredo desse sucesso se esconde sob o capô, vale ressaltar a construção leve do modelo, que tem carroceria em fibra de carbono e freios de carbono-cerâmica pluma, o que viabiliza essa extraordinária relação potência/peso.

And the record goes to…
Os ensaios e o show aconteceram no mesmo lugar: na pista de 3,2 milhas do Shuttle Landing Facility, no Centro Espacial Kennedy – a pista de decolagem da Nasa.

Primeiro foi preciso testar o desempenho aerodinâmico do carro, para verificar o modelo CFD em toda a sua gama de desempenho.

Quem conduziu a supermáquina rumo ao recorde de velocidade foi Brian Smith, diretor do Miller Motorsport Park e experiente piloto de testes e engenheiro de veículos dinâmicos.

A equipe da Hennessey pôde utilizar a pista de pouso do centro espacial por conta do Acordo de Desempenho de Energia LLC Space Act, que permite aos fabricantes e equipes de corrida utilizar a pista de transporte para fins de validação de engenharia, segurança, design inovador de produtos e testes aerodinâmicos.

O resultado dessa estrutura combinada com profissionais altamente capacitados são veículos de grande desempenho, design esportivo e performance única, como é o caso do Venom GT, que, logo no primeiro mês de seu lançamento, no início do ano passado, teve 11 unidades entregues aos proprietários – entre eles o vocalista da banda Aerosmith, Steven Tyler.

Cada carro é construído sob encomenda e leva seis meses para ser finalizado. O ciclo de produção do Venom GT é limitado a um total de apenas 29 unidades em todo o mundo. É um carro para quem gosta de velocidade e não tem pressa.

Revista Facebrasil – Edição 52 – 2015
A revista mais lida pelos brasileiros na Flórida