Como planejar bem o seu home office

0
549

Ter seu escritório dentro de casa é uma realidade cada vez mais comum, seja porque as empresas estão entendo que facilita a vida de seus funcionários, seja por conta do aumento do número de empreendedores lançando novos negócios dentro de casa.

Não perder tempo com o trânsito, conciliar tarefas domésticas, atividades físicas e outros afazeres são alguns dos muitos benefícios de se trabalhar em casa. Mas é muito importante saber como estruturar o ambiente do escritório caseiro para manter a produtividade no trabalho.

Ajeitando o espaço

Um espaço de trabalho desconfortável pode tirar a concentração e tornar suas atividades cansativas. É muito bom planejar a decoração do home office e saber escolher os equipamentos adequados. Por outro lado, um ambiente bem planejado evita que se disperse a atenção ou haja incômodos ou limitações físicas, deixando o local agradável e funcional.

Tenha em mente que, no começo, sua família não vai entender que você está trabalhando e pedirá coisas o tempo todo. Por isso, reserve, se possível, um cômodo fechado para seu escritório. Se isso não puder ser feito, imponha limites, coloque horários e mostre para eles que ali é mesmo o seu local de trabalho.

Tenha uma mesa com uma cadeira confortável, uma vez que você vai trabalhar muitas horas nesse espaço, sentado. O ambiente escolhido deve ter uma iluminação ótima. Se a luz do cômodo não for suficiente, coloque luminárias ou aumente a potência das lâmpadas. Coloque prateleiras no caso de não haver gavetas, mas providencie um gaveteiro para a papelada.

Mesa e computador

Esconda os fios com materiais próprios – fios aparecendo distraem nossa vista. Escolha as cores do seu home office. Tons pastel são sempre os mais agradáveis.

Como se fosse no seu escritório e com seu chefe, você deve fazer as pausas necessárias, como almoço, um cafezinho e uns minutos para beber água. Não é porque você trabalha em casa que vai deixar de se alimentar e dar aquela espiadinha na janela.

Outra dica importante: nunca, nem por decreto, trabalhe de pijama. Vista-se adequadamente, incorpore o espírito do escritório. Assim você vai saber dividir a hora de trabalho e a hora de lazer.

Por último, tente incorporar no ambiente nichos para guardar suas coisas e mantenha a sua mesa sempre organizada. Afinal, o segredo de uma vida produtiva é colocar cada coisa em seu devido lugar.

Mariana Tamiozzy  é personal organizer, personal stylist e autora do site maritamiozzy.com/organizer.
Seu objetivo? Facilitar a vida dos leitores