A moda da passarela sobrevive na vida real?

0
659

Um dos grandes dilemas que surgem quando o assunto é moda são as tais tendências e must-haves da estação. Não é incomum ouvir perguntas sobre o assunto ou pedidos de dicas de “como usar”.

Quando falarmos de tendências de moda, não canso de repetir que estar alinhada ao momento é, sim, importante, mas que não é nem um pouco necessário tentar estar sempre na “moda”.

O mais valioso é sempre lembrar que a moda deve servir para você, e não o contrário. Por essa razão, algumas dicas podem ajudar na hora de fazer a tradução das passarelas para as ruas.

Hoje encontramos por aí inúmeros estilistas, diversos fashion shows espalhados mundo afora…

Ou seja, nem para as fashionistas de plantão fica fácil acompanhar tanta novidade o tempo todo.

Por isso, o primeiro passo é focar apenas nos estilistas ou marcas de que gostamos.

Pouco importa se você compra ou não aquela marca específica, vale utilizá-la como inspiração.

Quando vemos os desfiles com tantos elementos de styling, dificilmente conseguimos imaginar aquele look sendo usado nas ruas.

Para isso, o segundo item mais importante é não pensar no look como está sendo apresentado, mas nas texturas, materiais, cores, modelagens… Essas, sim, irão para as lojas.

Outra dica importante para quem tem vontade de estar com um pé na moda é observar os eventos de cinema, música, e assim por diante.

As atrizes e cantoras geralmente são vestidas pelas grandes maisons com as peças “ícones” das tendências que virão.

E, por fim, quando as peças já estiverem nas prateleiras das lojas, vale a pena pensar no custo X benefício daquele item para sua realidade.

Ou seja, pode até ser a última moda, mas, se for muito marcante ou muito incompatível com seu dia a dia, não será um investimento muito assertivo.

E, claro, sempre é preciso considerar, antes de qualquer outra coisa, qual o seu estilo e seu tipo físico.

Estar na moda pode até ser interessante, mas estar bem no seu próprio estilo é ainda mais. Siga a sua moda e, acima de tudo, divirta-se!

Flávia Piña é stylist, consultora de moda, palestrante e professora de criação de imagem
www.flaviapina.com.br