Organizando a bagunça no quarto das crianças

0
404

Muitas pessoas com filhos ficam desesperadas ao entrar no quarto das crianças e ver aquela bagunça, achando que será impossível algum dia arrumar e se conformando com a situação. A boa notícia é que, com paciência, criatividade e algumas estratégias, você consegue com que a criança pegue gosto pela organização e leve isso como uma grande brincadeira.

Para começar, é sempre bom que você seja um exemplo, mantendo as suas roupas e objetos organizados, doando o que não serve mais e não fazendo da organização um fardo. É importante também que vocês façam essa organização em equipe, como um jogo, criando assim a impressão de que é tudo diversão. Depois disso, você pode até esperar a criança vir pedir para brincar de organizar!

Como elas crescem muito rápido, é legal ver de tempos em tempos as roupas e brinquedos que não servem mais, ensinando que o que está indo embora será doado para crianças que precisam mais que ela. Deixando o seu filho saber o destino das doações, fica mais fácil para ele visualizar, e, sempre que não quiser mais algo, vai se lembrar de doar sem apego.

Organizando os espaços

Crie espaços no quarto: um lugar para brincadeiras, um para leitura e desenho e outro para TV e DVD. Organize os brinquedos em caixas, uma para brinquedos grandes de massinha, por exemplo, pequenas para quebra-cabeças e jogos de memória, que podem ser divididos em saquinhos de alimentos, para não misturar as peças, e uma prateleira mais alta para os jogos mais adultos. Você pode usar nichos com cestos também. Deixe as coisas que eles brincam mais à mão. As bonecas, por exemplo, devem ficar em prateleiras ou gavetas baixas, pois as meninas estão sempre pegando para brincar. Os carrinhos, a mesma coisa.

É interessante rotular as prateleiras e gavetas, para que eles aprendam onde fica cada coisa. Para a criança ler e desenhar, é importante uma mesinha baixa, que ela alcance e na qual se sinta confortável. Gaveteiros são um grande amigo na arrumação de livros e papéis. Etiquete cada gaveta com o material que tem dentro: uma com papel, a outra com lápis e giz de cera, e assim por diante.

Livros, CDs, DVDs

Os livros podem ser colocados em estantes, prateleiras ou até mesmo em caixas próprias no chão, facilitando para as crianças menores. Se no quarto tem um espaço de TV, arrume todos os DVDs em porta-CDs próprios, assim você economiza o espaço das caixinhas e fica mais fácil para a criança olhar o que quer assistir.

Por último, tenha sempre um cesto de roupa suja no quarto. É importante para que a criança aprenda a separar suas coisas desde cedo. Trate a organização não como obrigação, e sim como diversão; fazendo dessa maneira, tenha certeza de que haverá uma mudança vinda do seu próprio filho. Vez ou outra, vistorie o quarto, para ver como a criança está lidando com o espaço, e sempre elogie quando estiver do jeito que você gostaria.

Boa sorte na sua próxima organização!

Mariana Tamiozzy  é personal organizer, personal stylist e autora do site maritamiozzy.com/organizer