Pequenos hábitos que podem te ajudar a levar uma vida mais saudável

0
102

Para algumas pessoas, levar uma vida com saúde significa simplesmente evitar doenças. Mas não é bem assim. Na verdade, é necessário encontrar um ponto de equilíbrio entre o bem-estar físico e mental. Buscar a felicidade na vida cotidiana também pode ter um impacto positivo sobre a sua saúde geral.

De acordo com um estudo recente publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, publicação científica oficial da National Academy of Sciences (NAS), a felicidade tem um efeito positivo na redução dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse que está relacionado às condições de saúde, como diabetes tipo 2, hipertensão e doenças autoimunes.

A pergunta agora é esta: você sabe o que fazer para ter uma vida mais saudável?

CORPO SADIO
Adotar uma dieta balanceada é um dos fatores que têm maior influência na saúde corporal. É ideal ingerir de seis a oito copos de água por dia, alimentar-se a cada três horas (comece não pulando o café da manhã!), adotando uma alimentação rica em fibras (presentes em frutas e verduras) e pobre em gorduras saturadas, sal e açúcar. Não fumar e não abusar de bebidas alcoólicas e de refrigerantes também é importante.

A prática de exercícios ajuda a melhorar a sua condição física, dá mais disposição e controla doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto, diminuindo o estresse, a depressão e o isolamento. É fundamental procurar orientação de um profissional de educação física qualificado, que pode indicar com segurança a combinação de exercícios adequada às necessidades e características de cada um. Além de se exercitar, dormir bem ajuda a manter o corpo em bom funcionamento.

E mais: realizar exames de rotina é essencial! A famosa medicina preventiva, que une exames a uma análise do histórico pessoal do paciente, pode detectar doenças em estágio inicial e evitar futuras dores de cabeça.

MENTE TININDO
Manter a mente saudável é essencial para o bem-estar e reflete-se positivamente em aspectos do dia a dia e da vida. No entanto, alcançar esse equilíbrio exige esforço e força de vontade. Outro ponto é saber encarar situações de frustração, tendo em mente que nem sempre poderemos ter tudo o que desejamos.

É importante manter uma atitude positiva constante, equilibrando as vicissitudes da vida com as alegrias que temos ou podemos ter.

Não deixe de praticar atividades intelectuais. Leia, faça cursos, esteja por dentro dos assuntos que acontecem no mundo.

Faça passeios e atividades que lhe dão prazer, como ir ao cinema, teatro, viajar, fazer amigos e dançar. Você sabia que conhecer novas pessoas e lugares renova os processos mentais que estão ligados ao cotidiano e sempre mantidos em um espaço fechado?

Revista Facebrasil – Edição 48 – 2015
A revista mais lida pelos brasileiros na Flórida